![]() O Brasil está passando pelo pior surto de febre amarela das últimas décadas! Qualquer pessoa não vacinada que resida ou viaje para áreas com risco de transmissão pode contrair a doença. Esse risco é maior em maiores de 60 anos e em qualquer pessoa com alterações no sistema de defesa, como os portadores de doenças reumatológicas em uso de imunossupressores.
Febre AmarelaO que é a febre amarela?
É uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A doença é chamada assim porque o paciente pode ficar com o corpo todo amarelo (icterícia).Quais os sintomas? A maioria das pessoas não apresenta sintomas, porém, a doença é considerada perigosa por poder poder se apresentar de forma grave e até causar a morte. Quando os sintomas aparecem, as pessoas podem ter febre baixa e dores em todo o corpo, principalmente nas costas, dor de cabeça, nas articulações, náuseas, vômitos e fraqueza. Eles duram em torno de 4 dias e desaparecem. Algumas pessoas podem ter sintomas mais graves após 24h da recuperação desses sintomas, ou já de início. Os sintomas dessa fase mais grave são: febre alta, amarelão (icterícia), vômitos com sangue, urina escura e sangramentos. Quais são as áreas mais afetadas? Do que é feita a vacina febre amarela? Quem não pode receber a vacina da febre amarela?
Como ficam os portadores de doenças reumáticas? Existem também aquelas doenças reumáticas que alteram o sistema imunológico ou que precisam de tratamento imunossupressor, como artrite reumatoide, artrite psoriásica, lúpus, espondilite anquilosante, esclerodermia, vasculites, polimialgia reumática, dermatomiosite, polimiosite, entre outras. Nestes casos é necessário fazer uma avaliação individualizada do risco e do benefício da vacinação, analisando-se o tipo de doença, o seu grau de atividade e o nível de imunossupressão do tratamento, pois apesar de ser eficaz, a vacina da febre amarela pode causar eventos adversos graves. Os pacientes são divididos em 3 grupos:
O reumatologista pode orientar a suspensão programada do medicamento, ou seja, o paciente suspende por um tempo, recebe a vacina e reinicia o medicamento 4 semanas depois. Este intervalo de suspensão varia conforme o medicamento. NUNCA suspenda o seu tratamento por conta própria, sempre consulte o seu médico para tomar qualquer decisão, pois isso pode trazer graves consequências!
Se eu já recebi a vacina estarei protegido?
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) uma dose é considerada suficiente para proteção por toda vida. Se você desconhece se já foi vacinado e perdeu o cartão vacinal, seu médico deve analisar o risco-benefício da vacinação.Existe alguma outra medida de proteção sem vacina? Se você não pode se vacinar, deverá seguir as seguintes recomendações:
Para conhecer o material completo de guia de vacinas nas doenças reumáticas acesse: Fontes: CONHEÇA MAIS SOBRE A REUMATOCARE
|