O Brasil está passando por um surto de sarampo, uma doença que tinha sido eliminada das Américas em 2016, e que pode causar complicações muito graves e até a morte. Uma das maneiras de se prevenir é com a vacinação, mas o portador de doença reumática pode se vacinar?
Sarampo
O que é o sarampo? O sarampo é uma doença infecciosa extremamente contagiosa. A transmissão pode ocorrer por gotículas com partículas do vírus no ar, principalmente em ambientes fechados como escolas, ônibus e aviões. Quais os sintomas?
Por que a doença é perigosa? Quais as áreas mais afetadas? Como é a vacina? Como é o esquema de vacinação?
A primeira vacina pode ser feita para as pessoas não imunossuprimidas conforme as recomendações da rotina. Já as pessoas com baixo ou alto grau de imunossupressão possuem um risco de contrair a doença pela vacina, e só poderão recebe-la com orientação do reumatologista, após suspender as medicações durante um intervalo de segurança. Em outras palavras, o reumatologista orienta o paciente a suspender por um tempo a medicação, ele recebe a vacina e reinicia o medicamento 4 semanas depois. Este intervalo de suspensão varia conforme o medicamento. NUNCA suspenda o seu tratamento por conta própria, sempre consulte o seu médico para tomar qualquer decisão, pois isso pode trazer graves consequências!
Existe alguma outra medida de proteção?
A melhor maneira de prevenir a doença é com a vacina. As pessoas que não podem tomá-la podem seguir as seguintes recomendações para diminuir a chance de contrair a doença:
CONHEÇA MAIS SOBRE A REUMATOCARE
|