A doença pode causar uma calcificação de tendões e ligamentos, em especial ao redor de articulações dos ombros e do tendão de aquiles, mas praticamente qualquer junta pode ser afetada, e a calcificação pode ser grave e debilitante. Ela pode ser confundida com a gota pois ambas as doenças são causadas por excesso de cristais ao redor das articulações, mas na gota, os cristais são formados por ácido úrico ao invés do pirofosfato (presente na artrite por CPPD), em ambas as doenças, o sistema imune ataca as articulações quando os depósitos de cristais aparecem repentinamente, causando dor, inchaço e dor importante, o que leva ao nome de pseudogota quando a doença se apresenta em crise.
Não se sabe porque os cristais de pirofosfato de cálcio formam em pessoas com CPPD, mas suplementos de cálcio (o que usamos para a osteoporose) não causam a doença ou a pioram.
É difícil diagnosticar a artrite por CPPD pois os sintomas são bem similares a outras artrites, como as da gota, a da artrose, a da artrite reumatoide e as tendinites em geral.
A artrite por CPPD afeta homens e mulheres ao redor dos 50 anos de idade, sendo encontrada em juntas tipicamente afetadas por artrose, como os joelhos.
Sintomas
Diagnóstico
Tratamento
Causas
Pesquisadores ainda não sabem explicar o motivo desta formação de cristais de cálcio, mas podem afirmar que a ingestão de suplementos de cálcio não piora nem melhora a doença.
Vivendo com Arterite de Células Gigantes
A dor e a rigidez causada pela artrite podem limitar em algumas atividades diárias. Existem muitas coisas que podem ser feitas para reduzir o impacto da doença no trabalho. Recomenda-se ajustar alguns recursos para facilitar, como por exemplo a posição da cadeira e da mesa para uma postura mais adequado e o assento do veículo para uma direção mais confortável.
Exercícios
Os exercícios ajudam as articulações a funcionarem e se movimentarem de forma apropriada e as protegem através do fortalecimento dos músculos ao redor delas. O nível e a quantidade de exercícios depende de como está o controle da doença. Um fisioterapeuta especializado é a melhor pessoa para realizar um programa de exercícios para um paciente com artrite. Leia mais sobre Exercícios para Portadores de Artrite e Exercícios Durante Crises de Artrite.
Álcool e tabagismo
Álcool não é recomendado para portadores de artrite e ele pode interagir com algumas medicações utilizadas no tratamento.
O tabagismo pode piorar os sintomas da doença e tornar o tratamento mais difícil. Além disso, tanto o tabagismo como a inflamação crônica causada pela artrite aumentam o risco cardiovascular, ou seja de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame).
Viagem
As pessoas com artrite podem viajar, desde que consultem seu reumatologista e antes. É importante o planejamento com antecedência para uma viagem mais segura e tranquila. Leia o artigo Guia de Viagens para mais informações.
Sexo
Apesar da artrite não afetar diretamente a libido, a dor, a fadiga e dificuldades emocionais podem afetar a vida sexual. Os pacientes podem ficar confortáveis ao saber que o sexo a intimidade podem e devem ser mantidos.
Dieta
Manter uma dieta saudável ajuda a reduzir a carga nas articulações. Infelizmente, não existe uma dieta específica que altere o curso da artrite. Além disso, nenhuma medicação natural provou ser eficaz no tratamento da doença. Os pacientes devem sempre perguntar ao seu médico se suplementos ou terapias alternativas irão interagir com as medicações em uso.
Aderência
É muito importante que os pacientes com artrite tenham consultas regulares com o seu reumatologista e realizem exames periodicamente conforme solicitados pelo seu médico. O uso regular das medicações de forma correta também é extremamente importante, então qualquer inconveniência encontrada deve ser discutida com o médico para avaliar trocas e substituições.